Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Foco no PROBLEMA ou na SOLUÇÃO?

Você já participou de alguma palestra de motivação ou qualquer outro curso que mexeu um pouco com seus paradigmas e saiu com aquela sensação de que podia mudar o mundo? Como é bom sentir que somos capazes, não é?! E por que isso acaba passando depois de alguns dias? A pergunta é: Por que deixamos nossa vida cair na rotina novamente? Por que esquecemos de tudo aquilo que ouvimos, lemos ou presenciamos nesses momentos mágicos em que nos fazem despertar para a vida?
A resposta é simples: Somos acostumados a dar mais importância aos problemas do que à solução. Se você achou que ao sair de uma palestra ou curso deste gênero seus problemas iriam se resolver num passe de mágica está muito, muito enganado (a). Os problemas fazem parte da vida. É eles que tornam a vitória mais gostosa. É muito melhor desfrutar o sucesso sabendo que você enfrentou grandes obstáculos, do que alcançar as coisas com facilidade e não dar o devido valor...
A vida não é fácil, mas é linda e divertida. Basta você querer fazê-la melhor a cada dia. Todos os dias recebemos uma folha em branco. É a nossa chance de começar tudo de novo. Não importa o passado, o que passou, passou. O que importa é o presente por que é através dele que decidimos nosso futuro!
Quantos relacionamentos terminam (ou se arrastam pela vida inteira) por falta de perdão, por coisas bobas e insignificantes do passado... Perdoe aos outros e a si mesmo. A falta de perdão corrói a alma, é um peso que carregamos sem necessidade. Existem tantas coisas para melhorarmos nesse mundo! Só que a mudança começa dentro de nós mesmos! A começar procurando ter uma vida equilibrada. Tudo deve estar em perfeita harmonia: a vida profissional, a vida familiar e com os amigos, a vida espiritual, e principalmente a vida emocional.
Você acha que pode levar uma vida dedicando-se única e exclusivamente ao trabalho ou estudo? Não. Não pode. E infelizmente nosso mundo hoje leva a isso. Passamos um tempo precioso com nossos colegas de trabalho, em reuniões, eventos, treinamentos, cursos... e as outras áreas de nossas vidas ficam um pouco defasadas, esquecidas. Não quero dizer que isso seja ruim, aliás é ótimo estar num lugar em que nosso trabalho é reconhecido, onde temos um bom relacionamento com todos e podemos mostrar o nosso melhor.
Mas a vida não é só isso! Muitos se frustram por que apostam tudo na carreira, esquecem de traçar (e acompanhar!) os objetivos pessoais. Meu Deus, quanta gente passa a vida sem saber onde quer chegar... Não quero dar conselhos ou falar mais um monte de palavras bonitas, afinal, tenho tudo pela frente ainda estando agora com meus 24 anos, mas já enfrentei muitas lutas que me fizeram amadurecer cedo me ensinando a crescer a cada dia. E decidi que nunca mais quero parar de aprender. Você acha que eu não tenho problemas? Tenho sim! E muitos! Já fiz muitas coisas erradas também. Mas eu procuro aprender com meus erros. Aprendi a conviver com as críticas e julgamentos que os outros fazem a meu respeito. E não deixo de viver por causa disso.
Pare um pouquinho, pense no que está fazendo de sua vida... Você está realmente feliz com a vida que está levando? Não aposte sua felicidade em coisas materiais ou até mesmo nas pessoas ou na sua carreira. A felicidade é um estado de espírito, é uma decisão diária. Eu decidi ser feliz. Com problemas ou sem problemas. Sozinha ou acompanhada. Cansada ou com toda a energia. Quero curtir a vida a cada dia. Simplesmente olho as coisas pequenas, os detalhes, aproveito os momentos, me aproximo das pessoas.
Acho o máximo um canteiro de flores, ou um bando de pássaros voando, a grama verdinha, o céu azul, o sol, as árvores, o barulho da água, me divirto tomando banho quando canto as músicas que eu gosto, mesmo desafinada. Adoro dar uma de mestre-cuca de vez em quando, mesmo sem saber qual vai ser o resultado da minha receita. Mas eu tento. E você? Tem tentado ser feliz? Vejo e ouço tantas pessoas reclamando o tempo todo de suas vidas... Se algo em sua vida não está bom então faça alguma coisa para melhorar! Ou você acredita que seu chefe ou o governo irão fazer isso por você? A vida é sua!
Há quase 6 anos atrás quando me separei, passei um tempo refletindo sobre o que eu queria fazer da minha vida. E decidi apenas que: TUDO o que eu quiser alcançar não há NADA no mundo que irá me impedir. A partir daí comecei a colocar meus sonhos no papel e a cada ano venho acompanhando meus projetos. Isso é muito legal. Podem haver mudanças nessa trajetória, afinal um projeto de vida também deve ser flexível e passível de mudanças. Isso é motivação. É isso que as milhares de palestras pelo mundo querem dizer sobre a motivação: você deve ter um MOTIVo para a AÇÃO. Escreva o motivo pelo qual você levanta todos os dias da cama e vai para o trabalho. Escreva o motivo que lhe faz sacrificar (ou investir, eu diria) tempo e dinheiro em horas de estudo e treinamentos. Você precisa focar a SOLUÇÃO!
Coloque isso na sua carteira de documentos, ou no espelho do quarto ou no teto, no papel de parede no computador, em qualquer lugar visível, mas pelo amor de Deus não perca de vista, não esqueça o motivo pelo qual você vive! Deixe os problemas de lado e pense no resultado que você quer alcançar! Espero que você seja muito, muito
* Texto gentilmente cedido pela minha amiga Deise - avaliadora e instutora da Fundação Nacional da Qualidade.
Fonte: http://deisewischral.blogspot.com/2011/01/foco-no-problema-ou-na-solucao.html

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A vida não é fácil mas é linda! Basta você querer fazê-la melhor a cada dia, sonhando um pouco mais e curtindo cada momento...


    Cláudio, lindo texto!

    ResponderExcluir